quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Curiosidades sobre o Physalis




CARACTERÍSTICAS E MORFOLOGIA DAS PLANTAS E FRUTOS


Planta arbustiva de ciclo rápido, com folhas aveludadas e triangulares, podem chegar a 2 metros de altura se conduzidas por tutoramento.Inicia a produção de frutos a partir do 4 a 5 mês e estende a produção por um período de até 6 meses se for submetida a um bom trato cultural.Produz frutos redondos na cor de amarela até a um forte alaranjado, envolvidos por uma capa de proteção parecido a um balão chamado de cálice, podendo as frutas chegarem a pesar de 4 a 9 gramas por unidade com diâmetro de 1 a 2 centímetros.Cada planta pode produzir de 2 a 4 quilos de fruto.Bastante rústica e de fácil manejo pode-se introduzir até 6.000 plantas por hectare.


COMPOSIÇÃO FÍSICO QUÍMICA, SABOR E CONSUMO


Contém um alto teor de vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de flavonóides, alcalóides e fitoesteróides, alguns recém descobertos pela ciência.. De sabor único, levemente acido e adocicado não tem comparação com outra fruta. Produz um suco delicioso e de sabor único. Muito apreciado pelos grandes chefes e gourmet da cozinha internacional em forma de doces, sorvetes, geléias, compotas, no fondue de chocolate e como tira gosto para degustação de vinhos. Bastante sofisticada, o consumidor brasileiro está utilizando-se da fruta produzida e importada da Colômbia ao preço de até R$ 100,00 o quilo.


CURIOSIDADE


Pioneira na produção em grande escala a Colômbia abastece o mercado Norte Americano e Europeu, chegando a fruta ser exportada por até US$ 16,00 o quilo.A Physalis (Uchuva) hoje representa 45% das receitas de exportação de frutas da Colômbia excetuando a banana.


PROPRIEDADES MEDICINAIS


Purifica o sangue, diminui a albumina dos rins, fortifica os nervos ópticos, limpa as cataratas, alivia problemas de garganta e controla a amibiasis.Coadjuvante no tratamento do carcinoma de próstata e colesterol elevado.Povos nativos da Amazônia (Colômbiana, Peruana e Brasileira) e nordeste do Brasil, utilizam suas folhas, frutos e raízes no combate das seguintes doenças:Diabetes, reumatismo crônico, doenças de pele, bexiga, rins e fígado.Estudos científicos recentes em andamento e ainda não concluídos revelaram forte atividade como estimulante imunológico combatendo alguns tipos de câncer além de efeito antiviral contra os vírus da gripe, herpes, pólio e HIV tipo 1.Mais recentemente cientistas da Fundação Oswaldo Cruz do Ceará descobriram uma substancia chamada “PHYSALINA” que atua no sistema imunológico humano evitando a rejeição de órgãos transplantados. A FioCruz e seus cientistas estão requerendo a patente desta descoberta.

Curiosidades sobre o Noni



ORIGEM E CARACTERÍSTICAS


ORIGEM: Planta originária do sudeste asiático, foi levada para as Ilhas da Polinésia há mais de 2.000 anos, em especial no TAHAITI. Atualmente está sendo cultivada e produzida na América Central e no Brasil, com plantação intensiva no Estado de Roraima.


PRINCIPAIS ATIVOS E SUBSTÂNCIAS FITOQUIMICAS ENCONTRADAS EM SUA COMPOSIÇÃO:Xeronina, acido capróico, terpenos, serotonina, proxeronasa,triptofano, lisina, fosfatos, glicosídeos, magnésio, terpenos, arginina, cisteína, esteróis vegetais, carotenóides, vitaminas e sais minerais.


PROPRIEDADES MEDICINAIS E INDICAÇÕES: Antidiabética, antiinflamatória, analgésica, hipotensora, tônico sexual.


COMBATE: Insônia, problemas respiratórios, obesidade, hipertensão, falta de energia, estresse, enxaqueca, alergia, artrite, depressão, diabetes, desordens digestivas, dificuldade de concentração, problemas cardíacos e efeitos do tabagismo. PROPORCIONA SENTIMENTO DE BEM ESTAR.


HISTÓRICO: Plantações de NONI estão sendo disseminadas pelo mundo e prospera com facilidade em ambientes que contenham solo fértil e úmido, bastante luminosidade e alta umidade relativa do ar. A partir da década de 90 foram feitos vários estudos e pesquisas que comprovaram a eficácia do NONI na melhora de várias doenças. Segundo literatura, os médicos Dr. Neil Solomon e Dr. Johns Hpkins, nos Estados Unidos da América, realizaram amplos estudos e pesquisas com o NONI, utilizando-se de um universo de 10.000 pacientes, obtendo respostas positivas em mais de 75% dos casos. A Estação Experimental Santa Luzia disponibiliza EXTRATO SECO EM PÓ da fruta NONI, produzida no Estado de Roraima e desidratada no sistema "spray dry" na cidade de Belém do Pará e Manaus. Em breve estaremos disponibilizando sementes e mudas matrizes com orientação técnica de cultivo.

Curiosidades sobre Maná - Cubiu






ALIMENTO, MEDICAMENTO E COSMÉTICO


Imensurável é a riqueza contida na biodiversidade de nossa floresta Amazônica. Prova disso é o MANÁ CUBIU, também conhecido como CUBIU, TOPIRO, COCONA, TOMATE DE ÍNDIO, ORINOCO APPLE E PEACH TOMATO. Fruta nativa da Amazônia Ocidental e domesticada a séculos pelos índiospré-colombianos o MANÁ CUBIU vem sendo estudado há 18 anos pelos Cientistas e Pesquisadores Professores Dr. Danilo Fernandes da Silva Filho e Dra. Lúcia Kiyoko Ozaki Yuyama, e há 25 anos pelo INPA – Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Ministério da Ciência e Tecnologia), estudos e pesquisas financiadas pelo PPG-7/FAO/ONU. Por conter um alto teor de NIACINA (vitamina B3) e princípio ativo também contido na berinjela (contém 3 vezes mais que a berinjela) o MANÁ CUBIU pode ser considerado uma fruta medicinal pois combate fortemente o COLESTEROL, TRIGLICERIDES, ANEMIA, DIABETES, PRESSÃO ALTA, ENXAQUECA, DEPRESSÃO, ÁCIDO ÚRICO, além de ser DIGESTIVO, DIURÉTICO E TÕNICO SEXUAL. Sem que nenhum estudo científico tenha sido realizado a respeito até o presente momento, sabe-se que os índios peruanos WAONRANI utilizam seus galhos, folhas e raízes como poderoso cicatrizante e analgésico em ferimentos externos, queimaduras e contra picadas de aranha bem como seu suco é utilizado para dar brilho e revitalizar os cabelos.A Estação Experimental Santa Luzia é mundialmente pioneira na produção em escala comercial de frutos, sementes, mudas matrizes e extrato seco em pó liofilizado em capsulas, tendo já separado 3 variedades da planta e fruta com excelente potencial genético, a saber: Santa Luzia (redondo) Thais (comprido com pontas arredondadas) Moschet (redondo estrelado) As duas primeiras demonstraram serem as mais produtivas. 6.000 plantas de MANÁ CUBIU podem ser cultivadas em 1 hectare podendo produzir de 30 a 60 toneladas de frutos.
O MANÁ CUBIU batido em liquidificador com água, leite ou associado com outras frutas com açúcar ou adoçante, produz um suco delicioso e sabor único. 10 quilos da fruta produz 7,5 litros de suco puro, além de ser ótimo para doces, geléias, compota, bolos e sorvetes. Pode ainda ser utilizado em caldeirada de peixe, frango ou carne vermelha. Refogado em azeite acrescenta sabor especial na pizza de mussarela e atum. Pode ser acrescentado ao vinagrete do churrasco e da feijoada. Por possuir um forte apelo medicinal, o MANÁ CUBIU apresenta-se como uma nova opção dentro da agricultura brasileira, o que vem despertando forte interesse pelas indústrias de sucos, doces, laboratórios farmacêuticos e de cosméticos. Além da NIACINA o MANÁ CUBIU é muito rico em fibras, fósforo, vitamina C e PECTINA, substância utilizada para dar ponto em doces e geléias além de combater o diabetes.

Curiosidades sobre a Copaíba



CARACTERÍSTICAS
Árvore muito frondosa tem seu melhor habitat na floresta Amazônica tendo, no entanto, sua presença constatada nas florestas que vão do Paraná, Centroeste ao Nordeste Brasileiro.Quando adulta pode chegar a 40 metros de altura e suas sementes são propagadas por diversos pássaros e animas no seio da floresta.Por suas sementes serem muito apreciada por pássaros e animais a copaíba é muito utilizada pelas etnias da AMAZÔNIA como um ótimo local para a espera de caça.No planeta existem 34 espécie do vegetal sendo que no Brasil foram constatadas 16 espécies.O óleo é extraído do tronco da arvores fazendo um furo que atinja o veio.Além do óleo a copaíba fornece excelente madeira.
USO MEDICINAL
O óleo de copaíba vem sendo utilizado ha séculos pelos índios como cicatrizante para ferimentos externos, repelente de insetos e antiinflamatório.É um poderoso antimicrobiano além de diurético, expectorante e antiblenorrágico.Muito rico em beta-cariofileno, esta substancia tem comprovação científica na farmacopéia como antiinflamatório e protetora da mucosa gástrica.

Curiosidades sobre o Açaí



ORIGEM E CARACTERÍSTICAS


O açaizeiro é uma palmeira originária das margens dos rios amazônicos.Palmácea delgada pode chegar à 30 metros de altura. Sua folhas são longas e de verde escuro, podem chegar à 2 metros de comprimento.Sua floração ocorre no período das secas que vai de setembro à dezembro. Sua polinização é feita por besouros que transportam o pólen das flores masculinas para as femininas. Sua produção anual é de 3 a 4 cachos sendo que cada cacho produz de 3 à 6 quilos da fruta.Sua dispersão é feita por pássaros que consomem sua polpa e descartam as sementes, em especial tucanos e papagaios.Tudo se aproveita da planta: caule, flores, frutos, folhas, além de produzir um palmito de excelente qualidade.Há séculos o açaí é consumido pelas etnias estabelecidas às margens do Rio Amazonas e seus afluentes.

Nas regiões sudeste e sul do Brasil, o açaí tem o seu consumo ampliado a cada dia em função de seu sabor, riqueza nutricional e alto valor energético.Por conter um alto teor de proteína, fósforo, ferro, potássio, magnésio, Vitaminas E, antocianinas e tocoferol, o açaí vem sendo consumido por pessoas que buscam uma alimentação natural saudável e que revertam em benefícios para a saúde física e mental.

Lenda do Guaraná


Existe uma lenda entre os índios da Amazônia que o guaraná brotou dos olhos de um pequeno índio filho de Onhiámuáçabe.Onhiámuáçabe conhecia todas as plantas e seus usos.Tão logo o menino aprendeu a falar e andar começou a desejar os frutos de uma castanheira encantada que sua mãe plantou no Noçoquem (lugar sagrado onde as pedras falam). Este local estava sob domínio de seus tios que desejavam o menino.Um dia quando o menino estava se deliciando com os frutos dfo guaranazeiro, os bichos da floresta avisaram seus tios que mandaram matá-lo.Sua mãe sabendo do ocorrido correu para o local mas já era tarde.Então ela enterrou seus olhos e regou com suas lágrimas de mãe.Após este acontecimento nasceram duas plantas de quaraná sendo uma de cada olho enterrado.Do olho direito brotou o guaraná verdadeiro e do esquerdo o guaraná falso (guaranarana).Após algum tempo da cova começaram sair outros animais e por fim saiu um menino que foi o primeiro índio da tribo dos Manes que quer dizer “os filhos do guaraná”.Na língua indígena “uaranã “quer dizer “olho de gente “ ou “parecida com olho “.

Curiosidades sobre o Camu - Camu



ORIGEM E CARACTERÍSTICAS


O camu camu é nativo e selvagem nas regiões ribeirinhas inundáveis do rio da Amazônia Ocidental. Florescem e produzem no período das cheias dos rios da Amazônia Ocidental.Planta arbustiva e perene pode chegar até 4,0 metros de altura.Suas flores são brancas e os frutos podem chegar a pesar de 5 a 10 gramas, 1,5 a 2,5 centímetros de diâmetro de cor vermelho escuro à roxo, muito semelhante à jabuticabeira, tanto a fruta quanto a arquitetura da planta.De sabor bastante acido para o consumo humano “in natura“, porém com aroma e sabor agradável, tem forte vocação para industrialização uma vez que possibilita uma infinidade de produtos alternativos e de forte valor agregado.Planta que exige solo muito úmido, suporta permanecer submersa por até 6 meses em seu habitat natural.Sua reprodução é feita através de sementes que tem pouca durabilidade para germinação recalcitrando em até 45 dias.A germinação de suas sementes se faz em condições especiais e específicas. Planta inicia produção de frutos em 18 a 24 meses a partir da germinação das sementes.Bastante rústica e de fácil manejo requer solo com muita matéria orgânica, alta umidade e PH ácido à neutro.



USO MEDICINAL, NUTRACEUTICO E COSMECEUTICO


Por conter um alto teor de acido ascórbico e ácido cítrico o camu camu é um poderoso anti-oxidante e coadjuvante na eliminação de radicais livres proporcionando retardamento no envelhecimento.Pesquisas recentes realizadas por médicos norte americanos constataram que a ingestão diária de 1 grama de camu camu liofilizado em pó e em jejum, em até 2 horas elimina todos os sintomas de depressão, ansiedade e alterações de humor.O uso diário de camu camu:

1)- Fortalece o sistema imunológico;

2)- Promove a vitalidade das pessoas com deficiências orgânicas;

3)- Fortalece o sistema nervoso;

4)- Apóia a formação de células brancas do sangue;

5)- Promove a desintoxicação do corpo e em especial do fígado;

6)- Estimula o sistema cardíaco, circulatório e respiratório.

Curiosidades sobre a Andiroba


Nomes científicos


Carapa guaianensis e Carapa procera (há pequenas diferenças entre as duas espécies).



Nomes populares


Andirova, angirova, carapa, purga-de-santo-inácio.
Família
Meliáceas (mesma do cedro, canjerana, mogno e cinamomo).



Características


Árvore de grande porte, que chega a atingir 30 metros de altura. O fuste (parte que vai do solo aos primeiros galhos) é cilíndrico e reto. A casca é grossa, tem sabor amargo e desprende-se facilmente em grandes placas. Copa de tamanho médio e bastante ramosa. A inflorescência é uma panícula (espécie de cacho). As flores têm cor creme e o fruto é uma cápsula que se abre quando cai no chão, liberando de quatro a seis sementes. Floresce de agosto a outubro na Amazônia e frutifica de janeiro a maio. Porém, há muitas variações dependendo da região.



Ocorrência


América Central, América do Sul, Caribe e África tropical. No Brasil, ocorre em toda a Bacia Amazônica, principalmente em regiões de várzeas e áreas alagáveis ao longo dos igapós. Também é encontrada desde o Pará até a Bahia.



Plantio


Em condições naturais, as sementes perdem o poder de germinação rapidamente. Para manter a viabilidade, a melhor forma de armazenamento é em câmara seca ou úmida, acondicionadas em sacos plásticos. As sementes são plantadas sem nenhum tratamento em recipientes individuais, contendo substrato rico em matéria orgânica e em ambiente semi-sombreado. A germinação acontece entre 25 e 35 dias depois da semeadura. Em seis ou sete meses, as mudas estão prontas para ir ao campo, onde o desenvolvimento é rápido.



Óleo


O óleo contido na amêndoa da andiroba é amarelo-claro e extremamente amargo. Quando submetido a temperatura inferior a 25°C, solidifica-se ficando com consistência parecida com a da vaselina. Contém substâncias como a oleína, a palmitina e a glicerina. Possui propriedades anti-sépticas, antiinflamatórias, cicatrizantes e inseticidas.



Usos


Popularmente, o óleo é utilizado para contusões, inchaços, reumatismos e cicatrizações, esfregando-se sobre o local machucado. Como repelente, há quem passe o óleo sobre a pele e quem queime o bagaço. A vela que está no mercado é feita com o bagaço. Deve ser acesa de manhã e à tarde, na hora em que os mosquitos começam a atacar. Na indústria cosmética, usa-se o óleo em sabonetes, xampus e cremes. O óleo é tido como remédio para calvície. Também funciona bem como solvente natural.

Curiosidades sobre o Cupuaçu



Bombons



O cupuaçu é utilizado tradicionalmente como ingrediente na confecção de bombons. É muito apreciado pelo fato de não ser excessivamente doce. O azedo suave do cupuaçu faz com que se diferencie de outras frutas, tornando-o não enjoativo. Sua polpa também é usada para a fabricação de outros doces, como cremes ou pudins, e também para o preparo de uma bebida refrescante, preparada com leite e açúcar.



"Cupulate"



Outro uso do cupuaçu é na fabricação do cupulate, um sucedâneo do chocolate que está se tornando cada vez mais divulgado.



Outros usos



Dos produtos preparados com o cupuaçu, um dos preferidos é o "vinho" (na verdade, um refresco, sem álcool). Sorvetes, geléias, compotas e licores também agradam bastante.




Frutas Do Norte

Aqui você vai ficar sabendo mais sobre as frutas do norte.


Se tiver dúvidas e sugestões, escreva para a gente.





Divirta - se