quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Curiosidades sobre o Physalis




CARACTERÍSTICAS E MORFOLOGIA DAS PLANTAS E FRUTOS


Planta arbustiva de ciclo rápido, com folhas aveludadas e triangulares, podem chegar a 2 metros de altura se conduzidas por tutoramento.Inicia a produção de frutos a partir do 4 a 5 mês e estende a produção por um período de até 6 meses se for submetida a um bom trato cultural.Produz frutos redondos na cor de amarela até a um forte alaranjado, envolvidos por uma capa de proteção parecido a um balão chamado de cálice, podendo as frutas chegarem a pesar de 4 a 9 gramas por unidade com diâmetro de 1 a 2 centímetros.Cada planta pode produzir de 2 a 4 quilos de fruto.Bastante rústica e de fácil manejo pode-se introduzir até 6.000 plantas por hectare.


COMPOSIÇÃO FÍSICO QUÍMICA, SABOR E CONSUMO


Contém um alto teor de vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de flavonóides, alcalóides e fitoesteróides, alguns recém descobertos pela ciência.. De sabor único, levemente acido e adocicado não tem comparação com outra fruta. Produz um suco delicioso e de sabor único. Muito apreciado pelos grandes chefes e gourmet da cozinha internacional em forma de doces, sorvetes, geléias, compotas, no fondue de chocolate e como tira gosto para degustação de vinhos. Bastante sofisticada, o consumidor brasileiro está utilizando-se da fruta produzida e importada da Colômbia ao preço de até R$ 100,00 o quilo.


CURIOSIDADE


Pioneira na produção em grande escala a Colômbia abastece o mercado Norte Americano e Europeu, chegando a fruta ser exportada por até US$ 16,00 o quilo.A Physalis (Uchuva) hoje representa 45% das receitas de exportação de frutas da Colômbia excetuando a banana.


PROPRIEDADES MEDICINAIS


Purifica o sangue, diminui a albumina dos rins, fortifica os nervos ópticos, limpa as cataratas, alivia problemas de garganta e controla a amibiasis.Coadjuvante no tratamento do carcinoma de próstata e colesterol elevado.Povos nativos da Amazônia (Colômbiana, Peruana e Brasileira) e nordeste do Brasil, utilizam suas folhas, frutos e raízes no combate das seguintes doenças:Diabetes, reumatismo crônico, doenças de pele, bexiga, rins e fígado.Estudos científicos recentes em andamento e ainda não concluídos revelaram forte atividade como estimulante imunológico combatendo alguns tipos de câncer além de efeito antiviral contra os vírus da gripe, herpes, pólio e HIV tipo 1.Mais recentemente cientistas da Fundação Oswaldo Cruz do Ceará descobriram uma substancia chamada “PHYSALINA” que atua no sistema imunológico humano evitando a rejeição de órgãos transplantados. A FioCruz e seus cientistas estão requerendo a patente desta descoberta.

Nenhum comentário: